Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Versão Pernambucana da Noite de São Bartolomeu


O massacre da noite de São Bartolomeu ou a noite de São Bartolomeu, foi um episódio sangrento na repressão aos protestantes na França pelos reis franceses, que eram católicos. Esse genocídio aconteceu em 23 e 24 de agosto de 1572, em Paris, no dia de São Bartolomeu.
Pois é, algo bem parecido porém sem as mortes, Graças a Deus, mas repleto de intolerância religiosa ocorreu na Noite de Domingo 15-07-2012 em Olinda. Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizaram protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. As cenas de intolerância religiosa circularam ontem nas redes sociais e provocaram a revolta de milhares de internautas.
 Se observarmos o art. 5º da constituição em seu início veremos o seguinte: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes. Observemos agora o inciso VI: VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
Pois bem, onde nós vamos parar se as pessoas que durante a História sofreram com a repressão, agora iniciarem uma nova forma de repressão contra cidadãos que tem uma opção religiosa diferente?
Como vimos a constituição que é a lei maior do país, garante a todo e qualquer cidadão, bem como ao culto e ao local, o direito de existência e de ser praticado.
 Essa intolerância tem que ser extinta. Se essas pessoas que se dizem seguidores das palavras de Cristo (Cristãos), realmente seguissem ao pé da letra os seus ensinamentos, elas jamais seriam intolerantes e saberiam respeitar as diferenças.
Equipe GH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário